Brasil. As válvulas de ar, ou válvulas ventosas, são projetadas para expelir o ar retido que se acumula nos pontos altos de uma tubulação. A remoção contínua de ar e gases residuais das tubulações é fator determinante para que a operação seja segura.
Esse tipo de válvula atua na posição aberta ou fechada. Se for aberta, só fechará quando a pressão de refluxo estiver concluída. Caso contrário, só abrirá quando houver pressão suficiente para atingir ou exceder a pressão da válvula.
As válvulas são instaladas em pontos específicos da linha de água e, durante seu funcionamento, a ventosa é usada para expelir o ar acumulado nesses pontos, permitindo assim a rápida passagem de ar em condições de subpressão.
Entre as vantagens das válvulas de ar em uma aplicação de água, podemos citar a eficiência energética no abastecimento de água e o aumento da segurança, já que essas válvulas impedem o estouro da tubulação, por ruído do sistema e corrosão. Estas válvulas são adequadas para uso em vários setores, desde residências até indústrias, sendo inseridas no controle da direção e integridade da água.