Reino Unido. As válvulas de guilhotina são equipamento utilizados para interromper o fluxo de líquidos sólidos ou semissólidos. Seu nome se refere à peça em seu interior, uma lâmina, que é responsável por essa função de controle.
Possuem uma lâmina afiada ou chanfrada que se movimenta de encontro a um assento fabricado em metal ou elastômero. Sua origem está relacionada com as necessidades e dificuldades enfrentadas pela indústria de papel e celulose que presenciavam constantes entupimentos de válvulas.
Atualmente, as válvulas de guilhotina são amplamente utilizadas pelas indústrias de alimentos e bebidas, mineração, tratamento de efluentes, etc. São um tipo de válvula versátil e podem ser implantadas em diversos processos, até mesmo no processamento de biocombustíveis. Estão disponíveis em diversos tamanhos e materiais.
Contudo, mesmo sendo versáteis, seu uso em aplicações de alta pressão ou na produção que envolva gases e pó não é recomendado. Quando materiais como o pó passam pela válvula, tendem a se acumular nas áreas de vedação, prejudicando seu funcionamento. Isso pode se tornar um grande problema, necessitando, inclusive, que a válvula toda seja retirada do local.