Válvulas de retenção: cuidados essenciais

Brasil. Há uma preocupação constante com a eficácia e o funcionamento de componentes industriais como as válvulas de retenção. Estas são peças importantes para o funcionamento de sistemas de transporte de fluidos por tubulações. As válvulas de retenção são responsáveis por impedir que haja refluxo e garantem que o sistema flua corretamente.
Desta forma, devemos nos preocupar com pontos importantes, desde a escolha do tipo e tamanho certos para instalação e fluxo do sistema, até mesmo na manutenção periódica das válvulas e do próprio sistema.
A primeira medida importante para prolongar a vida das válvulas de retenção é sempre tomar medidas preventivas. Isto significa estar sempre atento à limpeza e eliminação de sujeira e resíduos do sistema. Um simples filtro na tubulação pode ajudar na captação dessas partículas, além de verificar regularmente esta questão.
A segunda medida está relacionada à escolha do tamanhão correto de válvula para a sua tubulação. A escolha do tamanho incorreto pode prejudicar o fluxo (horizontal ou vertical), reduzir a velocidade de transporte, causar problemas de funcionamento, além de danos causados pela vibração, por exemplo.
Por último, é importante estabelecer um programa de manutenção periódica, com inspeções diárias. Isso auxilia na identificação de potenciais problemas ou sinais de que há alguma interrupção ou mau funcionamento do sistema e de suas peças.
Previous articleDOF Subsea receives IMR contract extension
Next articleRetrofit brings top efficiency for German CHP plant