Válvulas em caldeiras

Brasil. As válvulas de segurança são muito importantes para processos em caldeiras. Geralmente, possuem corpo em aço carbono e seus elementos internos em aço inox, além de uma vedação específica para vapor à alta pressão e temperatura. Elas devem ser dimensionadas com base na sua capacidade de produção, pressão operacional e pressão máxima admissível do vaso de pressão.
Segundo a norma NR-13, a inspeção dos vasos de pressão e caldeiras, válvulas de segurança e outros equipamentos, como pressostatos e manômetros, deve ocorrer anualmente. Essa inspeção deve ser seguida por calibração das válvulas e outros equipamentos. O não cumprimento da norma pode acarretar severas multas ao usuário da caldeira, além de outros prejuízos.
Independentemente do modelo da válvula, material de construção, pressão de abertura, vazão ou outros dados, sempre deve ser observada a certificação. Além da certificação, a qualidade dos materiais de fabricação da válvula de segurança para caldeira é indispensável para assegurar sua eficácia. São muitas as válvulas disponíveis no mercado – cabe ao engenheiro responsável verificar as diferenças entre as opções orçadas e confirmar que opção atende de fato aos requisitos da aplicação.
Previous articleTechnipFMC awarded significant iEPCI contract
Next articleBaker Hughes launches SVI3 digital valve positioners