Alemanha, Brasil. Para permitir um desligamento seguro e confiável, mesmo em temperaturas abaixo de -100 °C, a Hartmann desenvolveu vários projetos de válvulas de esfera com recursos de construção e materiais adequados a baixas temperaturas.
As válvulas de vedação macia geralmente atingem seu limite quando a vedação principal entre a esfera e a sede falha. O material macio se contrai a baixas temperaturas e, como consequência, torna-se duro ou quebradiço. Contudo, as válvulas de esfera Hartmann não são afetadas pelas baixas temperaturas, graças à compatibilidade de suas esferas e sedes e às vedações metálicas, que não se sujeitam a fragilização e contração.
As válvulas de esfera Hartmann têm um sistema de vedação metálico puro e são equipadas com revestimentos adequados de alta qualidade. Elas são implantadas em várias fábricas em todo o mundo, por exemplo, na indústria química de produção de polietileno, para lidar com o etileno médio.
O processamento especial das peças revestidas garante que as válvulas Hartmann sejam à prova de gás, mesmo com alta pressão de etileno de 210 bar. Em algumas plantas, o etileno também está presente a -110 °C. Nesses casos, são usados materiais com qualificação para baixa temperaturas. Para garantir a vedação no eixo de atuação, o eixo é estendido e a vedação à prova de gás é ajustada nas áreas expostas a temperaturas extremas. Devido à inflamabilidade do etileno, as válvulas de esfera Hartmann padrão são testadas contra incêndio e são antiestáticas.
A Hartmann Valves GmbH é um fabricante alemão de válvulas esféricas. Atua em todo o mundo nos setores de petróleo, gás natural, geotérmica, petroquímica, mineração, indústria de alimentos e tecnologia de usinas. No Brasil, possui um escritório em Atibaia, São Paulo.