Válvulas industriais: problemas comuns

Brasil. As válvulas industriais são dispositivos mecânicos imprescindíveis para a linha de produção das empresas. De modo geral, elas servem para controlar o ar comprimido, os gases, os líquidos, o óleo e o vapor. Para um bom desempenho, é preciso escolher e operar o dispositivo de maneira correta.
Escolher o modelo correto para a aplicação é importante para não desgastar a válvula e prejudicar a sua performance. O modelo de válvula adequado é aquele que considera a função prevista do equipamento, além do fluido, pressão e temperatura. Além do modelo correto, a válvula precisa ser montada devidamente para não ocasionar vazamentos, por exemplo, quando as flanges não estão em paralelo.
Para uma longa vida útil da válvula, é fundamental acompanhar o desempenho do dispositivo, inclusive utilizando ferramentas digitais para fazer uma manutenção preventiva antes de o problema acontecer. Também é importante que a válvula escolhida esteja de acordo com a aplicação à qual se destina.
Por fim, o operador deve manusear a válvula de forma adequada. Um exemplo de má operação é quando o colaborador não fecha a torneira na sua totalidade, conforme a especificação, deixando-a entreaberta.
Previous articleGE Renewable Energy to support clean energy growth
Next articleAir Liquide strengthens its partnership with BASF