Válvulas para enchimento de baterias lítio

Devido a sua alta densidade energética, a tecnologia de lítio-íons comprovou-se como armazenador eletroquímico potente, sendo utilizada em novas aplicações, como na tecnologia de acionamento e em veículos híbridos e elétricos. Os blocos de baterias lítio-íon oferecem uma solução eficientemente rentável no mercado de energia armazenada. Para a realização de soluções de enchimento desses blocos, a Gemü desenvolveu sistemas de válvulas automatizados.
O lítio contém características químicas e mecânicas que dificultam consideravelmente o tratamento industrial. Pensando nisso, a Gemü desenvolveu uma válvula de blocos multivias da série de produção iComLine®, com um posicionador que controla e regula os parâmetros de processo definidos. O cone regulador padrão de PTFE veda de forma otimizada o sistema. Devido ao seu curso linear e alto número de ciclos de acionamento, a válvula possibilita velocidades de reação rápidas e bem definidas
Na fabricação das baterias de lítio, a etapa de processamento mais delicada é o enchimento das células com o eletrólito líquido, que demanda um nível exato de enchimento. É necessário, portanto, um sistema integrado de tubulações, mangueiras e válvulas que esvaziem de forma otimizada, possibilitando alcançar o nível exato de enchimento e ao mesmo tempo, minimizando a necessidade de manutenção do sistema de enchimento de baterias. Com seu contorno correspondente de assentamento, geometria de vedação do cone regulador padrão e uma mola pré-tensionada que atua sobre o cone regulador padrão, o sistema de válvulas da Gemü cumpre com estes requisitos.
Além das válvulas de bloco multivias de PTFE, também podem ser aplicadas válvulas de bloco multivias de outros materiais, como aço inox, dependendo do fluido e dos parâmetros de processo. A vantagem da válvula de bloco multivias de aço inox é a possibilidade de operação sob pressão de vácuo.
A Gemü é um fabricante de válvulas, componentes de automação e produtos para tubulações que atua desde 1964 na área do controle de fluidos de processo. A companhia está representada em 53 países espalhados por todos os continentes. Os seus produtos são fabricados principalmente na Alemanha; no entanto, também são fabricados produtos específicos em países como a Suíça, China, Brasil, França e os Estados Unidos.
Previous articleEl potencial hidrocarburífero de Perú
Next articleValve manufacturing in the Czech Republic