Canadá, Brasil. O departamento colombiano de Antioquia consegue grande parte da sua energia limpa a partir de centrais hidroelétricas ao longo do rio Guadalupe. A central hidroelétrica Guadalupe IV gera energia com três turbinas de eixo vertical que descarregam água abaixo do nível do rio.
Contudo, a central enfrentava um problema constante: inundações. Devido à disposição de suas turbinas, a planta foi concebida para continuar a funcionar com uma certa quantidade de vazamento. Esses vazamentos eram recolhidos em um poço e controlados por meio de bombas verticais internas. A possibilidade de inundação era indicada por sensores de nível, que eram transmitidos a uma válvula borboleta na parte de baixo da central a necessidade de fechamento. Nesse meio tempo, a planta ficava incapacitada de gerar a potência que deveria.
Para resolver esse problema, foram instalados ejetores e válvulas de controle que não dependem dos sistemas elétricos e servem como um recurso confiável em caso de inundação. Com esse sistema, a usina pode continuar a gerar energia ininterrupta aos seus clientes. Os ejetores recebem água através de um tubo de 6 polegadas instalado a montante das válvulas de entrada de ar do gerador. A condição de operação ideal para os ejetores é de 80 l/s (1.268 USGPM) a 27 bares (392 psi).
Para evitar cavitações por variações nas condições do sistema, a equipe de engenharia selecionou a válvula de controle automático de 8 polegadas da Singer Valve com caixas anti-cavitação. Essas caixas foram concebidas para um fluxo de 80 l/s (1.268 USGPM) e podem reduzir a pressão até 27 bares (392 psi), permitindo que os ejetores operem em condições ideais. Esta tecnologia anti-cavitação conta com duas caixas de aço: a primeira direciona e contém a recuperação da cavitação, permitindo que se dissipe sem causar danos; a segunda permite um maior controle em níveis baixos.
A Singer Valve projeta e fabrica válvulas de controle automático para a indústria global de água. Desde 1957, possui válvulas de controle de diafragma operadas por piloto instaladas em praticamente todos os continentes do mundo.