Brasil. Devido aos ambientes extremamente agressivos e situações operacionais cada vez mais severas, a indústria de petróleo e gás tem exigido o desenvolvimento de novos materiais e de novas tecnologias. Para a proteção da parte interna do corpo das válvulas usadas nesse tipo de indústria, uma alternativa tecnicamente eficaz e economicamente viável tem despontado no mercado: o revestimento orgânico.
O revestimento orgânico é uma tecnologia de proteção que utiliza resinas orgânicas em pó, aplicadas eletrostaticamente sobre substratos metálicos, com o objetivo de lhes conferir novas propriedades anticorrosivas e anti-incrustantes. Essa tecnologia envolve rígidos padrões de preparação superficial e processos de aplicações sob condições controladas.
O principal objetivo do revestimento orgânico é isolar o substrato metálico da ação corrosiva de fluidos ou ambientes, aumentando suas propriedades mecânicas e conferindo novas propriedades funcionais ao metal aplicado. Além disso, o material possui alta aderência e baixo coeficiente de atrito e pode substituir ligas metálicas nobres e de alto custo para proteção contra compostos orgânicos e inorgânicos corrosivos.
Por dispensar o uso de anti-incrustantes e inibidores de corrosão e diminuir a necessidade de manutenção preventiva de fluxo, o revestimento orgânico proporciona grande economia. O produto assegura também acentuada proteção ao meio ambiente ao prevenir a ocorrência de processos corrosivos de dentro para fora do equipamento e a consequente contaminação ambiental pela emissão de produtos, efluentes ou resíduos.
A empresa brasileira YGB atua no mercado desde 1973 como parte integrante de uma sociedade Ltda, fornecendo para os segmentos de Álcool e Açúcar, Engenharia e Naval, Papel e Celulose, Óleo e Gás, Químico e Petroquímico, Siderúrgico e Mineração. A empresa desenvolve produtos na área de automação e instrumentação, fabricando válvulas de controle e segurança e comercializando válvulas manuais.