A joint-venture fundada em 1985 em São José dos Campos (SP) entre a Composites VCI do Canadá e a nacional Molde Plásticos Reforçados (com o nome VCI Molde) investe R$ 6 milhões na instalação de uma fábrica de componentes de geradores eólicos em Itupeva (SP).
A unidade contará com 80 funcionários e vai produzir, a partir de outubro, nacelles em fibra de vidro, ou seja, as carenagens de geradores eólicos.
A Molde é especializada na produção de produtos em fibra de vidro e o objetivo do investimento é de nacionalizar a produção de artigos atualmente importados.
Segundo o diretor da planta, a empresa prevê ainda incrementar a produção de São José dos Campos para que as duas fábricas produzam componentes complementares para a indústria de energia eólica, com a fábrica de Itupeva encarregue das peças maiores e a de São José por conta das menores.
A produção prevista será de 250 a 350 peças por ano a partir de 2015, com aumentos graduais na operação. Instalada em um terreno de 12 mil metros quadrados, a nova fábrica tem quatro mil metros quadrados construídos, já que a empresa planeia expandir a produção no futuro. Em 2015, a previsão é que o faturamento da fábrica chegue a R$ 20 milhões.