Global, Brasil. Recentemente, a empresa de engenharia Weir divulgou uma descoberta realizada por seu time de pesquisadores. O responsável por divulgar a notícia, Matthew Charton, diretor de gerenciamento de produtos do grupo Weir e especialista em válvulas, explica que a descoberta pode causar impacto significativo para seus clientes.
Os estudos da equipe de engenharia concluíram que o tamanho reduzido das válvulas em aplicações multifásicas não altera o desempenho do sistema. Com apoio de entidades como a “Innovate UK” e a Universidade de Huddersfield, foi possível desenvolver o projeto para testes das válvulas para aplicações de fluxo multifásico.
O projeto iniciou com a revisão da metodologia e certificação dos parâmetros para testes. Após isso, foi projetado um loop de fluxo multifásico e os testes com as válvulas borboleta se iniciaram.
Além dos testes com os equipamentos, um programa computacional de dinâmica de fluidos foi desenvolvido para testar os números. Assim, foi descoberto que os cálculos industriais convencionais superestimavam a capacidade da válvula e seu tamanho.
A metodologia adotada pelo estudo foi capaz de melhorar a precisão do cálculo em até 60% e em alguns casos, foi possível reduzir a válvula para dois tamanhos menores. Seguindo esta tendência, a empresa deseja conduzir outras pesquisas semelhantes.
A Weir é uma empresa britânica, sua sede está situada em Glasgow e possui filial no Brasil. Como uma empresa de soluções em engenharia, produz e vendem diversos produtos e componentes para a indústria em geral, como válvulas, revestimentos e centrífugas.