Suécia. A Sandvik mostrou aos visitantes da ONS 2016 no pavilhão sueco que é a primeira empresa a alcançar a qualificação da NORSOK para os seus produtos HIP (prensas isostáticas a quente) em Liga 625, usados na fabricação de componentes complexos.
A Sandvik demonstra assim a sua ampla experiência na produção de componentes complexos para aplicações de petróleo e gás usando a tecnologia HIP de metalurgia em pó.
Em muitos projetos de petróleo e gás, a qualificação NORSOK é um pré-requisito e a única opção é usar outros métodos de fabricação, tais como o forjamento, onde há poucos operadores qualificados, ou procurar uma alternativa complexa.
A prensagem isostática a quente facilita a fabricação de produtos com formas irregulares e geometrias complexas, tais como coletores, junções em T, rótulas, corpos de válvulas, etc. As dispendiosas operações como usinagem e soldadura são significativamente reduzidas ao passo que a segurança dos processos aumenta e as propriedades dos materiais melhoram. São criados produtos com propriedades isotrópicas, com a capacidade de suportar cargas complexas multidirecionais, contribuindo para um produto mais leve, mais preciso e mais forte.
A tecnologia avançada de metalurgia em pó da Sandvik está disponível em uma gama completa de aços inoxidáveis, duplex e super-duplex. Estes oferecem uma excelente resistência à corrosão e à fissuração causada pelo hidrogênio (HISC), tornando-os ideais para operações offshore submarinas no setor do petróleo e gás.
Sandvik é uma companhia Sueca fundada em 1862 por Goran Fredrik Goransson em Sandviken. É um grupo baseado em engenharia de alta tecnologia que opera no setor das ferramentas, tecnologia de materiais, mineração e construção.