Expansão eletrônica em válvulas Full Gauge

Brasil. No setor de HVAC-R, tem sido cada vez mais comum o emprego da eletrônica em válvulas mecânicas, para que possam ser operadas de forma mais confiável e eficiente.
Devido às mudanças climáticas, a redução do consumo energético na operação de sistemas de refrigeração e de ar condicionado tem sido cada vez mais incentivada. O uso de válvulas de expansão eletrônica no lugar das válvulas de expansão termostática pode ajudar nesse sentido, uma vez que possibilitam aos sistemas uma economia de energia acima de 10 %.
Felipe Airoldi Accorsi, consultor técnico na Full Gauge Controls, explica que as válvulas de expansão eletrônica utilizam sensores de temperatura e pressão ligados a um módulo de controle, o que proporciona mais rapidez na definição do superaquecimento e abertura da válvula. Com as válvulas termostáticas, completamente mecânicas, o sistema está sujeito a um atraso entre a leitura real do superaquecimento e a atuação da válvula.
Na tecnologia de expansão eletrônica, utiliza-se um fluido contido por um bulbo separado por um diafragma em um lado, e no lado oposto, uma mola em conjunto com a pressão da linha. Dependendo da variação de pressão no diafragma, a válvula regula a passagem de fluido refrigerante para o evaporador, gerando maior inércia térmica. Graças a essas características, as válvulas de expansão eletrônica proporcionam excelente controle e redução do custo operacional.
Instalada na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, A Full Gauge Controls produz uma variada linha de instrumentos digitais para sistemas de automação industrial, comercial e residencial, oferecendo continuamente, ao longo de mais de 30 anos, soluções para refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar com produtos em conformidade com diretrizes, normas e certificações internacionais, como UL, CE, NSF e as ISO 9001 e 14001.
Previous articleFeatured Story – Is IMO 2020 helping LNG to become the fifth column?
Next articleThomson’s compact electromechanical linear actuators