Aquisição de navios-tanque Jo Tankers

A Stolt-Nielsen Limited anunciou que pretende adquirir as operações dos navios-tanque de transporte de químicos da Jo Tankers. A transação engloba 13 navios-tanque e uma participação de 50% em uma joint venture com a construção de 8 novos navios-tanque. O valor total da compra é de US$ 575 milhões.
 
Os principais bancos da Stolt-Nielsen Limited estão a financiar a transação por meio de uma combinação de bridge financing, adiantamentos e empréstimos com vencimento fixo e com garantias e fundos corporativos disponíveis. A transação está sujeita à aprovação de autoridade de concorrência, com uma decisão esperada antes do final de setembro de 2016.

O CEO da empresa, Niels G. Stolt-Nielsen, contou que a transação abrange as necessidades de substituição de tonelagem da atual frota de navios-tanque químicos para os próximos anos. Simultaneamente, a aquisição oferece à empresa algumas economias operacionais, acrescenta novas rotas de comércio de serviço, o que permite expandir a presença em rotas comerciais chave. Com a frota expandida, a empresa estará melhor posicionada para atender os clientes com qualidade, fiabilidade e flexibilidade. Os navios-tanque da Stolt e da Jo são semelhantes e, como tal, compartilham abordagens semelhantes de gestão e comercialização.

Os 13 navios químicos consistem em oito navios completamente em aço inoxidável, variando de 19.000 dwt a 38.000 dwt, e cinco navios com uma combinação de aço inoxidável e revestimento, todos de aproximadamente 37.000 dwt. Seis já faziam fretes para a Stolt temporariamente há cinco anos. Os novos navios consistem em 8 navios completamente em aço inox amigos do ambiente de 33.000 dwt encomendados à New Times Shipbuilding na China, o primeiro dos quais já foi entregue em Julho de 2016. Os sete navios restantes serão entregues entre o segundo semestre de 2016 e no decorrer de 2017.

Fundada em 1959, a Stolt-Nielsen é um grupo sueco e do Luxemburgo que atua nos setores de navegação e frutos do mar. As suas principais subsidiárias são a Stolt-Nielsen Transportation Group e a Stolt Sea Farms. A companhia tem escritórios um pouco por todo o mundo, incluindo no Brasil, em São Paulo.

Previous articleActuator regulates flow at compression station
Next articleComponentes suportam 420 kgf/cm²