BNDES aprova financiamento

Foi aprovado um financiamento de R$ 2,3 bilhões para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Os recursos serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e destinam-se à construção da usina, no município de São Gonçalo do Amarante (CE), com capacidade de produção de até 3 milhões de toneladas por ano de placas de aço.
O projeto, cujo valor total alcança os R$ 12,7 bilhões, gerará mais de 17 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção da usina com início de produção previsto para o primeiro semestre de 2016.
Toda a produção da nova siderúrgica será inicialmente destinada à exportação. A usina está inserida no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a 8 km do Porto do Pecém.
O governo do Ceará está expandindo o Porto do Pecém, onde o minério da Vale será recebido, o carvão metalúrgico importado e as placas de aço exportadas.
A CSP será a primeira empresa a operar no país em regime de ZPE (Zona de Processamento de Exportação). As ZPEs são caracterizadas como áreas de livre comércio com o exterior que se destinam à instalação de empresas com produção majoritariamente focada na exportação e com tratamento tributário e cambial específico, que inclui suspensão e posterior isenção de impostos federais.
Companhia Siderúrgica do Pecém é o nome do projeto de uma siderúrgica localizada no estado brasileiro do Ceará, na cidade de São Gonçalo do Amarante, que tem como sócios empresas sul-coreanas e a brasileira Companhia Vale do Rio Doce. A Vale detém 50% do capital da empresa e a Dongkuk e a Posco 30% e 20%, respectivamente.

Previous articleStainless Steel World Exhibition 2015
Next articleMetso introduces ValveTriage Service