Global, Brasil. As máquinas hidráulicas são usadas em muitas aplicações industriais para realizar trabalhos que exigem grande quantidade de energia mecânica. As máquinas hidráulicas realizam este trabalho através de fluido a alta pressão. O fluido, geralmente óleo, é bombeado de um reservatório para o cilindro com a ajuda da bomba hidráulica para atuar o pistão. Assim, uma bomba hidráulica precisa gerar pressão suficiente para superar a pressão induzida pela carga do pistão. A bomba cria um vácuo na entrada que atrai o fluido do reservatório para o sistema hidráulico.
A bomba de engrenagem hidráulica move uma grande quantidade de fluido com uma taxa de fluxo constante a uma pressão relativamente baixa. Esse tipo de bomba é o mais adequado para equipamentos móveis, pois a maioria das máquinas hidráulicas precisa de uma taxa de fluxo constante para a operação. Assim, a bomba de engrenagem hidráulica é aplicada em muitas máquinas agrícolas e de construção que requerem menor pressão, até 3000 psi.
De acordo com o projeto, a bomba de engrenagem hidráulica pode ser classificada como bomba de engrenagem externa e interna. As bombas de engrenagens hidráulicas são mais baratas em comparação com a bomba de palhetas, bomba de pistão axial e bomba de pistão radial devido à simplicidade de construção. Além disso, a manutenção exigida e o número de avarias na bomba de engrenagens são menores quando comparados com outros tipos de bomba hidráulica.
Outro componente principal que controla o fluxo de fluido em uma máquina hidráulica é uma válvula hidráulica. Uma válvula hidráulica é capaz de controlar o fluxo de fluido em um cilindro e, assim, manter a pressão necessária no sistema. A válvula hidráulica pode ser classificada, com base em suas aplicações, em válvula direcional, válvula de pressão e válvula de fluxo. A válvula hidráulica e a bomba de engrenagem funcionam em paralelo para controlar a pressão do fluido dentro de um cilindro. Assim, ambos os componentes são muito importantes para a operação do sistema hidráulico móvel.