Brasil. Há mais de um ano que o Controlador Robótico de Válvula (Robotic Valve Controller — RVC) totalmente elétrico da TechnipFMC — o primeiro do mundo — opera com sucesso as válvulas e bloqueadores de um coletor de injeção de água e gás submarino para o campo de pré-sal Tupi da Petrobras, na Bacia de Santos, ao largo da costa do Rio de Janeiro.
O RVC é um componente robótico totalmente elétrico instalado na parte superior do coletor submarino. Operado remotamente pela estação de controle mestre, o dispositivo elimina a necessidade de atuadores hidráulicos e de fluido de controle para operar as válvulas e bloqueadores, além de reduzir o tamanho do coletor e da estrutura.
A tecnologia robótica totalmente elétrica oferece operações de campo mais confiáveis, autônomas e inteligentes. Ele foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo com soluções de coletores — o resultado adicional foi a redução substancial da pegada de carbono geral e das emissões de gases de efeito estufa na fabricação dessas estruturas.
Os componentes do RVC foram projetados, produzidos e montados na fábrica da TechnipFMC e testados em seu Centro de Tecnologia Submarina no Rio de Janeiro. Depois de passar no teste de integração de sistemas, o RVC foi instalado com sucesso, comissionado e está totalmente operacional desde fevereiro de 2020.
A TechnipFMC plc é uma empresa global franco-americana de petróleo e gás sediada no Reino Unido que oferece serviços completos para a indústria de energia.