O Instituto Aço Brasil (IABr) informou que as siderúrgicas brasileiras produziram 3.052 milhões de toneladas de aço bruto no mês de outubro, o que representa um aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 5,5% em relação a setembro.
A produção brasileira de aço bruto cresceu em outubro em relação ao mesmo período do ano passado o que levou as usinas a optar por aproveitar o momento de fraqueza do real face ao dólar para aumentar as exportações. Efetivamente, siderúrgicas de peso comunicaram a intenção de direcionar maior produção ao mercado externo dado que o mercado interno se mostra ainda afetado e o câmbio favorece as exportações. O desempenho da produção foi o mais elevado para um mês desde outubro de 2012, em que totalizara 3.107 milhões de toneladas.
De acordo com dados do IABr, as importações de aço pelo Brasil em outubro recuaram 19% em volume quando comparado com 2013, com 334 mil toneladas, com queda também na comparação com as 376 mil toneladas de setembro.