Brasil. O tanque de aço inox duplo é geralmente utilizado para o armazenamento de produtos perigosos, uma vez que oferece maior proteção contra esse tipo de produto. Segundo a tabela da Organização das Nações Unidas, os produtos perigosos estão distribuídos em 9 classes: Classe 1 – Explosivos; Classe 2 – Gases; Classe 3 – Líquidos Inflamáveis; Classe 4 – Sólidos Inflamáveis ou substâncias sujeitas à combustão espontânea ou que, em contato com a água, emitam gases inflamáveis; Classe 5 – Substâncias Oxidantes e Peróxidos Orgânicos; Classe 6 – Substâncias Tóxicas e Substâncias Infectantes; Classe 7 – Materiais Radioativos; Classe 8 – Substâncias Corrosivas; Classe 9 – Substância e Artigos não classificados em outras classes, mas que oferecem perigo de alguma forma.
A construção do tanque de aço inox duplo, assim como o formato, modelo e tamanho, dependerá do tipo de material armazenado. Por ser um equipamento de caldeiraria pesada, o tanque de aço inox duplo deve oferecer os cálculos exatos de pressão atmosférica e de garantia de contenção para os produtos nele armazenados.
Um dos principais cuidados no armazenamento em tanque de aço inox duplo está relacionado com a evaporação dos produtos. Alguns modelos apresentam o teto flutuante, que cria compartimentos estanques através de duas tampas de chapa inox ligadas por uma estrutura metálica, mantendo a flutuação para impedir a evaporação dos produtos. Trata-se de um modelo que apresenta algumas limitações, como maior custo para a fabricação e montagem, além da necessidade de fundações mais resistentes.
Devido às necessidades específicas de armazenamento e às normas aplicadas para produtos perigosos, o tanque de aço inox duplo exige projetos mais detalhados, elaborados por profissionais capacitados para oferecer a segurança necessária na produção, no armazenamento e no transporte dos produtos.