Brasil. As válvulas de descarga de fundo são instaladas nas caldeiras para eliminar sólidos em suspensão presentes na água de alimentação não tratada ou filtrada indevidamente na entrada de caldeiras geradoras de vapor. Esses sólidos em composição, em conjunto com os metais soltos pelos internos da caldeira, formam uma água lodosa que se deposita no fundo das caldeiras, diminuindo sua eficiência.
Essas válvulas estão disponíveis nas versões manual ou automática. As válvulas de descarga de fundo manuais tem um preço muito atrativo, se comparadas a válvulas com atuador pneumático. Entretanto, nesses modelos, a descarga deve ser feita em um determinado período de tempo e também em um intervalo específico. Depender da função humana para realizar uma determinada tarefa nem sempre é uma boa ideia. O responsável pela caldeira pode trabalhar de forma mais tranquila sabendo que as descargas ocorreram no tempo adequado e da forma adequada, sem gerar problemas em seus equipamentos.
Um sistema de descarga de fundo automático para caldeira funciona de maneira muito simples. Basta colocar as válvulas esferas monobloco com atuador pneumático em paralelo nas saídas inferiores da caldeira e ligá-las a um temporizador eletrônico. Dessa maneira, é só programar as descargas no tempo e período sugerido pelo engenheiro responsável pela caldeira.
Para manter a eficiência da caldeira, é necessário revisar periodicamente os seguintes itens: válvulas de segurança (calibração anual conforme norma NR-13); manômetros (com calibração das válvulas de segurança); pressostato e/ou transmissor de pressão; injetor de água; bomba de alimentação de água; juntas da tampa e de inspeção; e visor de nível de água.
Quanto à parte estrutural da caldeira, deve-se sempre observar os tubos internos, grelha, fornalha, vedações, material refratário e componentes envolvidos em sua construção. O tratamento da água para caldeira deve ocorrer periodicamente conforme indicação do engenheiro responsável para evitar problemas no próprio gerador e nas válvulas e equipamentos secundários.