Global, Brasil. A Festo apresentou recentemente sua nova válvula VOVK para manifolds de alta densidade e dimensões reduzidas ou para aplicações de válvula única. A VOVK oferece uma ampla faixa de pressão, vácuo, tempo de comutação rápido e baixo consumo de energia.
A VOVK é adequada para muitas aplicações, como diagnósticos in vitro e pequenos dispositivos de ponto de atendimento (POC), como reguladores de oxigênio portáteis. As válvulas VOVK podem controlar o fluxo de líquido em máquinas de diálise, ligando interruptores de diafragma que isolam líquidos contaminados, e podem servir em aplicações de válvula piloto. As aplicações não médicas incluem o controle de pequenos fluxos de gás na indústria de eletrônica ou semicondutores.
O baixo consumo de energia de 0,5 W com tensão de 12 ou 24 V C e o tempo de comutação rápido de 0,6 milissegundos a 6 bar permitem acondicionar a válvula VOVK em manifolds.
A VOVK é oferecida em três versões: VOVK-FB, com conexão flangeada por baixo, usada para montar até 10 válvulas em um bloco manifold; VOVK-FF, com conexão flangeada na frente, que conecta até 20 válvulas lado a lado; e a válvula montada individualmente VOVK-Q3F, que apresenta um bico de conexão. Essas válvulas têm uma faixa de pressão de -9 a 7 bar e são adequadas para vácuo.
A Festo é fabricante de sistemas pneumáticos e eletromecânicos, componentes e controles para automação industrial e de processo. Presente no Brasil desde 1968, está localizada em São Paulo e conta com mais de 500 funcionários. Atua em 176 países no setor das tecnologias de automação.