Brasil. A válvula de esfera é uma válvula cujo obturador é uma esfera oca, perfurada e pivotante, colocada para o controle do fluxo de fluídos através da abertura vazada de sua esfera. Graças à sua vedação hermética e confiável quando está na posição fechada, é ideal para indústrias que transportam produtos químicos ou gases potentes que exigem fechamento seguro e acelerado, como no caso do gás natural.
As válvulas de esfera são duráveis, apresentando bom desempenho após muitos ciclos. Elas podem ser montadas em monobloco (corpo inteiriço) e podem ser bipartidas (estrutura constituída por duas partes divididas simétrica ou assimetricamente, sendo unidas por parafusos) ou tripartidas (estrutura constituída por um corpo e duas tampas).
Suas conexões podem ser roscadas (BSP ou NPT), flangeadas (aba em forma de coroa com vedante interposto) ou soldadas. Entre as vedações mais comuns para este tipo de válvula, estão PTFE, EPDM e VITON. Elas são construídas em bronze, latão forjado, aço carbono, aço inox 304/ 316/410 e materiais plásticos. A passagem de fluxo pode ser plena ou reduzida e sua atuação pode ser manual ou automatizada.
Devido sua alta resistência à corrosão e altas pressões, as válvulas de esfera são muito usadas na indústria petrolífera. Elas oferecem uma proteção confiável contra vazamentos, o que é especialmente benéfico em aplicações de gás, já que possuem uma baixa de pressão e podem abrir e fechar rapidamente.