Brasil. O flare é um equipamento de fundamental importância para segurança da planta e do meio ambiente. Trata-se de sistema de segurança final para unidades industriais que evita a ultrapassagem dos valores máximos admissíveis de pressão no interior das linhas e equipamentos. Ao se projetar um sistema de flare, deve-se levar em consideração uma série de fatores como: localização, área disponível, velocidade do vento, nível de ruído, posição, radiação térmica, entre outros.
O flare é utilizado em plantas industriais on-shore, off-shore, químicas, petroquímicas, siderúrgicas, aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, entre outras. É geralmente formado por três componentes: chaminé, selo e queimador (stack, seal, tip). O sistema contém outros elementos adicionais, como um vaso de separação de liquido (knock-out drum) e um vaso de selagem hidráulica (water seal) e se completa com alguns componentes auxiliares como pilotos, ignitores, retentores de chama, instrumentação de controle, proteção incluindo as válvulas de segurança e a rede de alivio de pressão existente nas unidades industriais.
A Asvotec Termoindustrial Ltda de São Paulo recebeu recentemente da Micromazza 26 válvulas esfera de 3/4” a 4” nas classes de pressão 150, 300 e 800, as quais serão utilizadas na montagem do sistema de flare. Este equipamento integrará o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Combustão da Asvotec, que realiza testes, cálculos medições e demonstrações para validação de equipamentos e sistemas de combustão para a indústria, em especial a indústria de petróleo e gás, petroquímica, química, fertilizantes, saneamento e correlatas.
Fundado em 1993 o grupo de empresas brasileiro Micromazza, que fornece válvulas aos mercados da Europa, EUA e Mercosul, está equipado com laboratórios físico-químico, metrológico e metalográfico.