A Van Oord firmou duas ordens no Brasil e nas Bahamas. As atividades envolvem trabalhos de dragagem para a construção de um novo estaleiro em Aracruz, no Brasil. O cliente é a Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), uma subsidiária brasileira do Estaleiro Jurong, da Sembcorp Marine, de Singapura.
Nas Bahamas, três portos serão modernizados seguindo as instruções do Ministro da Segurança Nacional como parte do Projeto Sandy Bottom. Ambas as encomendas possuem um valor contratual de mais de 100 milhões de euros. A execução de ambos os projetos já teve início. O projeto no Brasil será concluído no final de 2014. O trabalho nas Bahamas será concluído no início de 2016.
O trabalho no estaleiro Jurong Aracruz, no estado do Espírito Santo, envolve a construção de um canal de acesso, bacia de virada e ancoradouros nos cais. O projeto Sandy Bottom envolve a compra de embarcações e modernização de três portos. As embarcações serão entregues pelo Damen Shipyards Group. A Van Oord é responsável pelo design e a execução das atividades de dragagem e o trabalho de engenharia civil. O trabalho de dragagem envolve aprofundamento de canais de acesso e portos. O trabalho de engenharia civil envolve a construção de barreiras de cais, quebra-ondas, prédios, molhes, ancoradouros e revestimentos. A Van Oord aplicará sua própria iniciativa de reabilitação de corais no projeto Sandy Bottom.