EUA. A indústria de petróleo e gás continua a enfrentar muitas dificuldades na aplicação de válvulas. Dentre elas, podemos citar as preocupações ambientais, com a necessidade de reduzir emissões, questões de segurança de pessoal e exigências regulatórias cada vez mais rígidas. Dessas dificuldades, surge uma grande demanda por produtos e serviços de alto desempenho, a fim de garantir que essas questões sejam compreendidas e resolvidas da forma mais confiável e econômica possível.
Os estudos de caso mostram como soluções inovadoras, experiência e expertise técnica e foco nas necessidades do cliente podem ajudar a melhorar as operações e garantir a segurança da fábrica e do pessoal nas diversas aplicações industriais.
O primeiro estudo trata do processo de coqueamento retardado. Nesta aplicação, os ciclos passam por mais válvulas do que outras partes da refinaria, de forma que uma falha pode causar o desligamento completo da unidade. Uma refinaria no Canadá percebeu que as válvulas de controle da instalação estavam bloqueando com frequência. Nestes casos, era necessário o desligamento da unidade para remover as coberturas superiores e peças internas, a fim de liberar os detritos e permitir que as válvulas voltassem a funcionar corretamente. Os desligamentos da unidade estavam se tornando rotineiros e muito onerosos. O principal desafio nesta situação foi lidar com o bloqueio e vazamento das válvulas existentes, devido à sua incapacidade de lidar com a alimentação abrasiva.
O sistema de purga da ValvTechnologies é uma solução preventiva que remove o hidrocarboneto pesado da cavidade da válvula antes que ocorra a mudança de estado. Este sistema de purga é recomendado para válvulas de coqueamento acima de 8 polegadas. A ValvTechnologies foi convidada a fornecer uma válvula de teste para a unidade de coqueamento da refinaria canadense. No entanto, a empresa estava preocupada com a adição de vapor ao processo e optou por não incorporar o sistema de purga. Mesmo sem o sistema de purga recomendado, a válvula de teste superou todas as válvulas de controle em operação naquele momento. Após o teste, foram encomendadas seis válvulas para substituir as outras válvulas de controle. A empresa acabou incorporando o sistema de purga e as válvulas continuam funcionando perfeitamente.
O segundo estudo foi realizado com a NatureWorks, empresa que oferece lácticos e biopolímeros IngeoTM comercialmente disponíveis e de baixo teor de carbono, derivados de recursos 100% renováveis. A NatureWorks contratou a Plant Services, Inc., com sede em Spring, Texas, especializada em engenharia de processos, para especificar e localizar uma solução adequada para a aplicação de uma válvula de controle existente. A NatureWorks estava enfrentando problemas contínuos com a válvula existente, que foi instalada em 2008 e não atendia aos requisitos de aplicação do processo devido ao desgaste da esfera e dos assentos, resultando em baixa confiabilidade.
A NatureWorks precisava de uma válvula que pudesse ser modulada para controlar a contrapressão e desligar completamente quando fechada. Para a determinada aplicação, os especialistas da Plant Services indicaram a tecnologia de revestimento RiTech® e o projeto de válvula de esfera com assento metálico V1-2 da ValvTechnologies. A empresa contratante ficou muito satisfeita com a garantia de qualidade/controle de qualidade (QA/QC) e com os resultados dos rigorosos testes de vazamento zero realizados.
Continua..