Suíça. A construção naval e a Weka estão conectadas por uma cooperação de longa data: durante anos, a Weka tem fornecido soluções econômicas de engenharia de aplicação para medir uma ampla variedade de fluidos operacionais a bordo. Hoje em dia, cada vez mais navios dependem do hidrogênio como combustível, graças à sua mobilidade com emissões líquidas zero.
Nos navios de nova geração, a energia é gerada a partir do hidrogênio nas células a combustível. Na forma líquida, podem ser armazenadas grandes quantidades de hidrogênio em espaços menores. Para isso, o gás líquido em alto mar deve ser armazenado de forma estável em torno de -253 °C. É nesse contexto que se aplicam as válvulas criogênicas da Weka. As válvulas garantem de maneira confiável o controle e a regulação do fluido com o mínimo de entrada de calor.
Atualmente, não existem normas específicas para a construção naval no que diz respeito ao hidrogênio altamente explosivo. Para a concessão da aprovação DNV GL à válvula criogênica, foram determinados, em cooperação com a sociedade de classificação Maritime DNV GL, os padrões que deveriam ser aplicados para testes e inspeções.
Além disso, todos os componentes da válvula devem atender a certas normas de compatibilidade marítima e proteção contra explosão. Como as válvulas criogênicas para hidrogênio são uma solução personalizada, também são necessários testes especiais de protótipos.
Weka AG é uma fabricante suíça de componentes criogênicos para a aplicação de gases criogênicos liquefeitos, instrumentos para medição de nível de líquidos e válvulas especiais.